VII Memorial Acioly Borges

 
                                     
 
CAPEDI em parceiria com aPrefeitura Municipal de Itapajé, esteve presente no VII Memorial Acioli Borges, entre os dias 05 e 17 de maio no Centro Farias Brito de Xadrez, em Fortaleza. O evento foi promovido pela Federação Cearense de Xadrez com o apoio da Confederação Brasileira de Xadrez e do Colégio Farias Brito.
Nossos competidores foram:Paloma Chaves de Sousa (surda), 15 anos, bicampeã paraolímpica de xadrez, e José Josenildo Pinto Sousa (cadeirante), 28 anos, campeão paraolímpico de xadrez.

 

 



 



 



 



 


 

 
Os dois competidores enfrentaram Inácio Eduardo Andrade dos Santos (prof. de xadrez), Daniel José Rocha Trajano (campeão cearense sub-16), Amanda Lima dos Santos (vice-campeã brasileira sub-20), Paulo Fernando Lopes Braga (ronda), Carlos Frederico Silveira Pontes (prof. de xadrez), Alana Lima dos Santos (bicampeã cearense sub-12), João Batista Vidal (prof. mestre de xadrez), Janeth Gomes Rios (atleta já muito experiente nessas competições), e na última rodada tivemos o combate entre nossos dois atletas


Paloma Chaves VS José Josenildo

O combate entre eles foi emocionante do início ao fim. Paloma com as peças brancas, jogadora de ataque, Josenildo com as peças pretas, jogador de contra-ataque. Guerra perfeita, linda de se ver. No início quem esteve melhor foi Josenildo, mas em um de seus momentos de brilhantismo, Paloma botou seus neurônios para trabalharem a todo vapor e conseguiu um lance de contra-ataque quase que fulminante em cima de Josenildo, neste momento ele levou as mãos à cabeça, ele estava vendo sua derrota, e Paloma estava com um sorriso lindo estampado no rosto.

A partida foi seguindo rumo até que Josenildo resolveu trabalhar sua mente incomparável com toda força, conseguindo um lance arrasador que deixou Paloma em péssimo estado. Dessa vez foi ela quem levou as mãos à cabeça. Paloma estava perdida.

Mas como grande guerreira que ela também é, manteve a calma e deu sequência à partida. Já no final, Paloma gastou cerca de 15 minutos para pensar em um lance perfeito para salvar-se, a torcida estava enorme, até que com um simples avanço de peão, Paloma obrigou Josenildo a sacrificar várias de suas peças, pois o xeque-mate batia a porta.

No final eles empataram, ficando apenas Rei contra Rei no tabuleiro, e Rei e Rainha sentados à mesa. A felicidade foi imensa em nossos corações, principalmente no meu (Paulo de Tasso Gonçalves da Cruz Fonseca - Monitor de Xadrez do CAPEDI), pois vi Paloma igualando seu nível enxadrístico com Josenildo, que há muito era superior a ela.

A equipe do CAPEDI que esteve presente: Norma Fernandes Araújo (diretora), Paulo de Tasso G. C. Fonseca (monitor de xadrez), Paulo Henrique Soares Nascimento(intérprete de LIBRAS).


 

 

Nosso maiores agradecimentos vão para Francisco Marques Mota (prefeito de Itapajé),Carlos Eduardo Barroso Gomes (secretário de finanças), Fernando "Batelão"(secretário de obras e infraestrututa), Francisco de Assis Saraiva Sales (secretário de educação e desporto), Jonab da Cruz Fernandes (ex-presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Itapajé) e Fernando Alves Lessa (presidente da Federação Cearense de Xadrez).

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.